Projetos Executáveis... por que não?

Crianças-Guia
Quando retornamos da Serra Gaúcha, algumas placas me despertam curiosidade. Mas senti falta do fator humano. Imaginem crianças orientando ações, compartilhando saberes e comportamentos saudáveis, enquanto monitores da natureza? Elas cuidariam do local e das pessoas a partir de seu gesto de despertar nas pessoas a motivação para cuidarem do seu ambiente. Em um período de turno inverso ao da escola, elas se reúnem em grupos, com guias, e são orientadas a transmitir informações às pessoas a respeito de preservação e conservação do meio ambiente, do local onde estão. 

Porto +Alegre
É um problema: Porto Alegre, em locais centrais e periféricos, carece de cuidados de seu espaço físico. Está feia. Suja. Sem cor. É triste. Temos tantas mãos treinadas e prontas a trabalhar: jovens que pintam, rabiscam, desenham, ornamentam. Vamos unir essas forças. Vamos convocar, treinar e distribuir em equipes os mais novos bem-feitores da cidade. Eles atuarão em regiões centrais da Capital e, sob um projeto de urbanização, farão um trabalho que os deixará para sempre registrados na História da Cidade. Seus nomes e imagens vão figurar como símbolo de quem trabalha pela coletividade.

Menos Sobra, Menos Fome
Todos os dias, nos shoppings e restaurantes da Capital, vemos muitos alimentos que não foram consumidos sendo jogados fora. Fora dali, vemos muita gente sem ter o que comer. Uma forma de modificar esse quadro, é oferecer às pessoas uma maneira de elas ajudarem sem precisar investir mais recursos, simplesmente reaproveitando-os. Poderiam deixar esses alimentos no que seria um posto comunitário/da Prefeitura/do bairro/etc. dentro do shopping - ou o mais próximo do local em que está (pois poderiam ter vários) -, que tratará de fazer a distribuição do alimento.

Comentários