Ideias executáveis, ou não?

PROJETO
CONSTRUINDO


Ação: capacitação remunerada de moradores de periferias para, em conjunto com os poderes público e privado, reconstruírem o espaço físico de sua comunidade.

Da execução: com o apoio das escolas Senac, Senai e demais instituições de ensino competentes, realizar capacitação remunerada de moradores de regiões carentes da cidade. No turno da manhã, a capacitação será realizada por profissionais da área e supervisionada por alunos universitários. Durante o almoço, haverá confraternização com os alunos e suas famílias, em espaço adequado. A confraternização também é ponto central do projeto, sendo supervisionada por alunos universitários de cursos como Psicologia e Assistência Social. Na parte da tarde, os alunos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos no curso, trabalhando na melhoria física de sua comunidade, sendo acompanhados, auxiliados e orientados por profissionais e estudantes, todos remunerados.

Do pagamento: O projeto será custeado por várias pastas ministeriais e também poderá receber apoio de empresas privadas. O apoio das empresas será essencial em relação ao custeio de materiais de construção.

Da alimentação: Os alimentos serão advindos diretamente de produtores rurais.

Da relação com as universidades: os alunos que trabalharem no projeto serão devidamente remunerados enquanto bolsistas de projeto federal, podendo validar o trabalho como estágio.

PROJETO
Anjo


Ação: supervisão de alunos de escolas públicas por parte de bolsistas universitários.

Da execução: cada bolsista do projeto ficará encarregado do acompanhamento de cinco alunos de uma turma do Ensino Básico público. O bolsista acompanhará o histórico das atividades de aula e realizará atividades extracurriculares, se necessário. Quando o bolsista sai do Projeto, outro bolsista deve substitui-lo, de modo que todos os alunos de todas as turmas tenham seus monitores. O acompanhamento se dará durante toda a formação dos alunos. Quando um aluno for transferido para outra escola da região, deve ser garantido a ele o acompanhamento por outro monitor. Sendo este projeto de alcance federal, todos os alunos de todas as escolas públicas devem ser adequadamente supervisionados e acompanhados por alunos universitários dos diversos cursos de licenciatura e demais cursos competentes.

Do pagamento e da relação com as universidades: os alunos que trabalharem no projeto serão devidamente remunerados enquanto bolsistas de projeto federal, podendo validar o trabalho como estágio.

Essas são duas ideias de projetos para discutirmos e, se adequados, desenvolvermos/aperfeiçoarmos. 

Comentários