Banco de Talentos PROUNI, Interesse Social, Relações Empresariais/Avaliações Significativas


Este material é uma pequena contribuição ao debate acerca da Educação no país, objetivando a melhora de programadas de fomento já existentes.

Introdução

O Cadastro de Talentos do PROUNI: a ideia de um banco de cadastramento dos alunos destaques de cada área foi sugestão de uma colega em reunião com uma representante do MEC, na PUCRS, em 2011, tendo em vista seu uso para preenchimento de vagas públicas (e privadas), desonerando o Estado no processo de contratações.

Objetiva-se aqui uma estratégia de cooperação entre o Cadastro de Talentos do PROUNI e um conjunto de necessidades sociais mapeadas ao longo dos anos.

Para além da indexação de alunos formados através do Programa, o banco pode incluir o cadastro dos alunos ingressantes nos Cursos Superiores, de modo que, ao invés de o Governo oferecer uma bolsa-auxílio diretamente aos bolsistas, tal bolsa pode vir através da participação dos estudantes em Programas de Incentivo a serem criados (sugestões abaixo) ou em Programas de Incentivo já consolidados (recebendo bolsa CNPq, bolsa CAPES, etc.).

Em observância à necessidade de auxílio para a aquisição de materiais de alto custo por parte do aluno PROUNI em áreas como Odontologia, por exemplo, sugere-se um Programa de Parceria Governo/Empresas Nacionais, objetivando estimular o mercado interno e reduzir o custo dos materiais. Assim, sugere-se o cadastramento de empresas privadas ou públicas para uma parceria com o Governo Federal, através de apoio fiscal ou em publicidade. As empresas-parceiras possibilitarão a aquisição dos materiais pelos alunos PROUNI dos cursos em questão a um custo significativamente mais acessível.

PROGRAMAS DE INCENTIVO

1 LICENCIATURAS E ÁREAS AFINS:
Tendo em vista mapeamentos feitos em estágios de docência nas diversas localidades do país, podemos verificar que escolas públicas se beneficiam sobremaneira com a atuação de estudantes universitários, quer seja para realizar palestras, desenvolver materiais didáticos ou para prestar auxílio em sala de aula, bibliotecas, laboratórios, ginásios. Dessa forma, alunos do PROUNI podem estabelecer uma parceria Governo-Universidades-Escolas, recebendo uma bolsa auxílio para a realização de atividades, que poderia iniciar a partir do 2° semestre do seu curso e que valeria como horas complementares/estágio.

2 ÁREA DA SAÚDE:
Considerando a necessidade de profissionais auxiliares nas equipes multidisciplinares de programas como SAÚDE DA FAMÍLIA ou ASSISTÊNCIAS ESTUDANTIS de instituições de ensino, alunos do PROUNI podem participar de equipes, de forma remunerada, a partir do 2° semestre do seu curso, contabilizando horas complementares/estágio.

3 URBANISMO E CONSTRUÇÃO CIVIL:
Levando-se em consideração a necessidade de parceria Governo-Universidades para mapeamentos e estudos urbanísticos, estudantes do PROUNI podem compor grupos interdisciplinares remunerados, para realização de pesquisa integrada a projetos e instrumentos governamentais, a exemplo dos Planos Diretores. Para além, esses grupos podem auxiliar em projetos de urbanização e Reforma Urbana, em parceria com entidades públicas e privadas.

4 COMUNICAÇÃO SOCIAL E ÁREAS DE INOVAÇÃO:
Estudantes de cursos relacionados às áreas tecnológicas podem compor grupos multidisciplinares remunerados para criar uma agenda de visita a escolas, promovendo concursos na busca por talentos nas respectivas áreas.

5 DIÁLOGO ENTRE PROGRAMAS DE INCENTIVO À PESQUISA E O PROUNI:
A fim de unir estrategicamente programas relacionados à política para o Ensino Superior, sugere-se uma análise de integração de incentivos, como bolsas. O aluno do PROUNI, uma vez que se dedica integralmente à Faculdade, é, assim, estimulado a vincular-se a Programas de Fomento, cujas bolsas podem ter seu valor ampliado, tendo em vista o quadro de necessidades.

6 ALIMENTAÇÃO/ HOSPEDAGEM:
Num diálogo com as Universidades, os restaurantes universitários podem fornecer descontos especiais para os alunos do PROUNI, através de uma parceria com a Agricultura Familiar.
Outro grande problema é a moradia: nas capitais e até mesmo no interior, o preço dos aluguéis é muito elevado, e há muitos alunos que vêm de outras cidades ou Estados. É, então, pertinente a criação de Casas de Estudantes, através da recuperação de prédios públicos desapropriados, por exemplo. Ou, como sugere o ex-aluno PROUNI Jefferson Santana, pode haver parcerias com Casas de Estudantes já existentes, com o objetivo de ampliar o número de vagas oferecidas. Tais reformas/construções podem ser postas como contrapartidas de obras para os grandes eventos que o Brasil sediará.

7 ANÁLISE HOLÍSTICA:
Visando mostrar à sociedade os resultados dos incentivos na área de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento, através da integração de programas, sugere-se mapear as estatísticas e dados relativos à Educação (P&D), no período posterior à implementação do PROUNI. Exemplo: o Brasil subiu 13 posições no Indicador Global de Inovação, tendo em vista, entre outros fatores, que a produção científica brasileira cresce 5 vezes mais do que a média mundial, de acordo com matéria do Jornal da Ciência (08 jun/2011, p. 9). Há uma relação com o PROUNI? Quantos alunos egressos do Programa estão em Programas de Pós-Graduação? Quais os reflexos para o Brasil a curto, médio e longo prazos?


Stéphane Dias (ex-bolsista PROUNI – Letras)


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