Este material é uma pequena contribuição ao debate acerca da Educação no país, objetivando a melhora de programadas de fomento já existentes.
Introdução
O Cadastro
de Talentos do PROUNI: a ideia de um banco
de cadastramento dos alunos destaques de cada área foi sugestão de
uma colega em reunião com uma
representante do MEC, na PUCRS, em 2011, tendo em vista seu uso para preenchimento de vagas públicas (e
privadas), desonerando o Estado no processo de contratações.
Objetiva-se aqui uma estratégia de
cooperação
entre o Cadastro de Talentos do PROUNI e um conjunto de necessidades
sociais mapeadas ao longo dos
anos.
Para além da indexação de alunos
formados
através do Programa, o banco pode incluir o cadastro dos alunos
ingressantes nos Cursos Superiores, de modo que, ao
invés de o Governo oferecer
uma bolsa-auxílio diretamente
aos bolsistas, tal bolsa pode
vir através da participação
dos estudantes em Programas de Incentivo a serem criados (sugestões
abaixo) ou em Programas de
Incentivo já consolidados
(recebendo bolsa CNPq, bolsa
CAPES, etc.).
Em observância à necessidade
de auxílio para a aquisição de materiais de alto
custo
por parte do aluno PROUNI em áreas como Odontologia, por exemplo, sugere-se um
Programa de Parceria
Governo/Empresas Nacionais,
objetivando estimular o mercado
interno e reduzir o custo dos materiais.
Assim, sugere-se o cadastramento
de empresas privadas ou públicas para uma parceria com o Governo
Federal, através de apoio fiscal ou
em publicidade.
As empresas-parceiras possibilitarão a aquisição dos materiais
pelos alunos PROUNI dos cursos em questão a um custo
significativamente mais acessível.
PROGRAMAS DE INCENTIVO
1 LICENCIATURAS E ÁREAS AFINS:
Tendo em vista mapeamentos feitos em
estágios de docência nas diversas localidades do país, podemos verificar que escolas públicas se beneficiam sobremaneira com a atuação de estudantes universitários, quer seja para realizar
palestras, desenvolver materiais didáticos ou para prestar auxílio
em sala de aula, bibliotecas, laboratórios, ginásios. Dessa forma,
alunos do PROUNI podem estabelecer uma parceria
Governo-Universidades-Escolas, recebendo uma bolsa
auxílio para a realização
de atividades, que poderia iniciar a partir do 2° semestre do seu
curso e que valeria como horas complementares/estágio.
2 ÁREA DA SAÚDE:
Considerando a necessidade de
profissionais auxiliares nas equipes multidisciplinares de programas
como SAÚDE DA FAMÍLIA ou ASSISTÊNCIAS ESTUDANTIS de instituições de ensino, alunos do PROUNI podem participar de equipes, de forma remunerada, a partir do 2° semestre do seu curso,
contabilizando horas complementares/estágio.
3 URBANISMO E CONSTRUÇÃO CIVIL:
Levando-se em consideração a
necessidade de parceria Governo-Universidades para mapeamentos e
estudos urbanísticos, estudantes do PROUNI podem compor grupos
interdisciplinares remunerados,
para realização de pesquisa integrada a projetos e instrumentos
governamentais, a exemplo dos Planos Diretores. Para além, esses
grupos podem auxiliar em projetos de urbanização e Reforma Urbana,
em parceria com entidades públicas e privadas.
4 COMUNICAÇÃO SOCIAL E ÁREAS DE
INOVAÇÃO:
Estudantes de cursos relacionados às
áreas tecnológicas podem compor grupos multidisciplinares
remunerados
para criar uma agenda de visita a escolas, promovendo concursos na
busca por talentos nas respectivas áreas.
5 DIÁLOGO ENTRE PROGRAMAS DE
INCENTIVO À PESQUISA E O PROUNI:
A fim de unir estrategicamente programas
relacionados à política para o Ensino Superior, sugere-se uma
análise de integração de incentivos, como bolsas. O aluno do
PROUNI, uma vez que se dedica integralmente à Faculdade, é, assim,
estimulado a vincular-se a Programas de Fomento, cujas bolsas podem
ter seu valor ampliado, tendo em vista o quadro de necessidades.
6 ALIMENTAÇÃO/ HOSPEDAGEM:
Num diálogo com as Universidades, os
restaurantes universitários podem fornecer descontos especiais para
os alunos do PROUNI, através de uma parceria com a Agricultura
Familiar.
Outro grande problema é a moradia: nas
capitais e até mesmo no interior, o preço dos aluguéis é muito elevado, e há muitos
alunos que vêm de outras cidades ou Estados. É, então, pertinente
a criação de Casas de Estudantes, através da recuperação de
prédios públicos desapropriados, por exemplo. Ou, como sugere o
ex-aluno PROUNI Jefferson Santana, pode haver parcerias com Casas de
Estudantes já existentes, com o objetivo de ampliar o número de
vagas oferecidas. Tais reformas/construções podem ser postas como
contrapartidas de obras para os grandes eventos que o Brasil sediará.
7 ANÁLISE HOLÍSTICA:
Visando mostrar à sociedade os
resultados
dos incentivos na área de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento,
através da integração de programas, sugere-se mapear as
estatísticas e dados relativos à Educação (P&D), no período
posterior à implementação do PROUNI. Exemplo: o Brasil subiu 13
posições no Indicador Global de Inovação, tendo em vista, entre
outros fatores, que a produção científica brasileira cresce 5
vezes mais do que a média mundial, de acordo com matéria do Jornal
da Ciência (08 jun/2011, p. 9). Há uma relação com o PROUNI?
Quantos alunos egressos do Programa estão em Programas de
Pós-Graduação? Quais os reflexos para o Brasil a curto, médio e
longo prazos?
Stéphane Dias (ex-bolsista PROUNI – Letras)
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