Teoria é, ao mesmo tempo, um construto com clausura operacional (no sentido similar ao de Maturana&Varela, uma organização estruturalmente determinada, mas independente) e um produto do (meta)conhecimento desencadeador de um processo cognitivo muito dinâmico e discreto. Quando perguntamos a uma pessoa não muito familiarizada com a área o que é um item lexical, um vocábulo ou uma palavra, normalmente temos como resposta exemplos: "pois então... achocolatado, doce, água, salgado, gostoso são palavras" (estou com fome no momento em que escrevo, eis o motivo da escolha por tal campo semântico!). Dificilmente, teremos como resposta exemplos que não são palavras de conteúdo, e, sobretudo, substantivos.
Sem analisarmos os motivos para tal direção cognitivo-linguística, outro fato teórico desperta a atenção, a dificuldade com a definição de Palavra. Palavra, "com o perdão da palavra", é algo complexo de definir, mas fácil de compreender, como "a" noção de tempo (são várias e diversas em seus pressupostos).
Estamos, então, diante não mais de uma simples palavra, mas de um termo. Termo é, em si, uma metapalavra. Palavra, sendo um termo (então, uma palavra), refere a um conceito sobre 'palavra' - quase um 'palavrão cognitivo'!
Definir o que é uma palavra, depende da perspectiva teórica assumida e do ponto de vista que retrata o objeto teórico, ou seja: o que é uma palavra do ponto de vista fonológico-morfológico, ou semântico-pragmático, ou da Fonologia Lexical, ou da Teoria da Otimidade, ou da Semântica Lexical, ou Formal, ou ...?
Estamos, então, diante não mais de uma simples palavra, mas de um termo. Termo é, em si, uma metapalavra. Palavra, sendo um termo (então, uma palavra), refere a um conceito sobre 'palavra' - quase um 'palavrão cognitivo'!
Definir o que é uma palavra, depende da perspectiva teórica assumida e do ponto de vista que retrata o objeto teórico, ou seja: o que é uma palavra do ponto de vista fonológico-morfológico, ou semântico-pragmático, ou da Fonologia Lexical, ou da Teoria da Otimidade, ou da Semântica Lexical, ou Formal, ou ...?
A questão parece simples, até então: trabalha-se com perspectivas diferentes do mesmo ‘objeto observacional’ (DASCAL; BORGES NETO) - conceito este bem proveitoso do ponto de vista didático -, mas quando vemos que o objeto teórico realmente parece bem diverso ou que diversas são as conclusões obtidas dentro de cada visão em relação a ele, tornamos mais interessante esse jogo teórico.
Então, questiona-se novamente ao perguntado: doce e doces são uma variação da mesma palavra? São palavras diferentes? E em 'Guia aquela guia até a sala'?
Ou seja, plurais, palavras homófonas, homônimas, sinônimas, e as demais "pertencentes" a uma séria de outras classes, através dos óculos teóricos, geram questões teóricas interessantes e até Programas de Pesquisa dentro da Lexicologia (com consequências para a Lexicografia). Na tradição de discussões linguísticas, por exemplo, temos a famosa pergunta: 'há sinônimos perfeitos?'.
Então, questiona-se novamente ao perguntado: doce e doces são uma variação da mesma palavra? São palavras diferentes? E em 'Guia aquela guia até a sala'?
Ou seja, plurais, palavras homófonas, homônimas, sinônimas, e as demais "pertencentes" a uma séria de outras classes, através dos óculos teóricos, geram questões teóricas interessantes e até Programas de Pesquisa dentro da Lexicologia (com consequências para a Lexicografia). Na tradição de discussões linguísticas, por exemplo, temos a famosa pergunta: 'há sinônimos perfeitos?'.
Para não tornar essa discussão teórica (!), apontemos para o fato de que aquela última frase do post abaixo mostra-se relevante se alguém deseja uma definição de item lexical ou mesmo uma dentre as respostas oferecidas para a questão do tratamento das desinências de número/gênero dentro da teoria fonológica.
Para finalizar esse discreto apelo, terminaremos pelo começo.
A Teoria é dinâmica e apresenta efeitos sobre a comunidade para além dos muros da área, pois, querendo ou não, absorvemos certos conteúdos teóricos sem percebermos, e damos respostas carregadas de pressupostos da tradição e de metaconteúdos.
Talvez, esta seja, de fato, a maior contribuição da Divulgação Científica, se o que for divulgado for o mais relevante para a "assimilação" e a produção de conhecimento igualmente relevante, é claro.
A Teoria é dinâmica e apresenta efeitos sobre a comunidade para além dos muros da área, pois, querendo ou não, absorvemos certos conteúdos teóricos sem percebermos, e damos respostas carregadas de pressupostos da tradição e de metaconteúdos.
Talvez, esta seja, de fato, a maior contribuição da Divulgação Científica, se o que for divulgado for o mais relevante para a "assimilação" e a produção de conhecimento igualmente relevante, é claro.
Tecnicamente une-se a técnica à mente,
De forma que a Mente se entende,
Mas só compreender não é conveniente.
Mente é uma palavra e um termo,
Um prédio de muitos andares,
Mas que, sem base, não se fazem; jazem.
Comentários
Postar um comentário