mETAteoria...


Teoria é, ao mesmo tempo, um construto com clausura operacional (no sentido similar ao de Maturana&Varela, uma organização estruturalmente determinada, mas independente) e um  produto  do (meta)conhecimento desencadeador de um processo cognitivo muito dinâmico e discreto. Quando perguntamos a uma pessoa não muito familiarizada com a área o que é um item lexical, um vocábulo ou uma palavra, normalmente temos como resposta exemplos: "pois então... achocolatado, doce, água, salgado, gostoso são palavras" (estou com fome no momento em que escrevo, eis o motivo da escolha por tal campo semântico!). Dificilmente, teremos como resposta exemplos que não são palavras de conteúdo, e, sobretudo, substantivos

Sem analisarmos os motivos para tal direção cognitivo-linguística, outro fato teórico desperta a atenção, a dificuldade com a definição de Palavra. Palavra, "com o perdão da palavra", é algo complexo de definir, mas fácil de compreender, como "a" noção de tempo (são várias e diversas em seus pressupostos)

Estamos, então, diante não mais de uma simples palavra, mas de um termo. Termo é, em si, uma metapalavraPalavra, sendo um termo (então, uma palavra), refere a um conceito sobre 'palavra' - quase um 'palavrão cognitivo'! 

Definir o que é uma palavra, depende da perspectiva teórica assumida e do ponto de vista que retrata o objeto teórico, ou seja: o que é uma palavra do ponto de vista fonológico-morfológico, ou semântico-pragmático, ou da Fonologia Lexical, ou da Teoria da Otimidade, ou da Semântica Lexical, ou Formal, ou ...? 

A questão parece simples, até então: trabalha-se com perspectivas diferentes do mesmoobjeto observacional’ (DASCAL; BORGES NETO) - conceito este bem proveitoso do ponto de vista didático -, mas quando vemos que o objeto teórico realmente parece bem diverso ou que diversas são as conclusões obtidas dentro de cada visão em relação a ele, tornamos mais interessante esse jogo teórico

Então, questiona-se novamente ao perguntado: doce e doces são uma variação da mesma palavra? São palavras diferentes? E em 'Guia aquela guia até a sala'

Ou seja, plurais, palavras homófonas, homônimas, sinônimas, e as demais "pertencentes" a uma séria de outras classes, através dos óculos teóricos, geram questões teóricas interessantes e até Programas de Pesquisa dentro da Lexicologia (com consequências para a Lexicografia). Na tradição de discussões linguísticas, por exemplo, temos a famosa pergunta: 'há sinônimos perfeitos?'.

Para não tornar essa discussão teórica (!), apontemos para o fato de que aquela última frase do post abaixo mostra-se relevante se alguém deseja uma definição de item lexical ou mesmo uma dentre as respostas oferecidas para a questão do tratamento das desinências de número/gênero dentro da teoria fonológica.

Para finalizar esse discreto apelo, terminaremos pelo começo. 

A Teoria é dinâmica e apresenta efeitos sobre a comunidade para além dos muros da área, pois, querendo ou não, absorvemos certos conteúdos teóricos sem percebermos, e damos respostas carregadas de pressupostos da tradição e de metaconteúdos. 

Talvez, esta seja, de fato, a maior contribuição da Divulgação Científica, se o que for divulgado for o mais relevante para a "assimilação" e a produção de conhecimento igualmente relevante, é claro.


Tecnicamente une-se a técnica à mente,
De forma que a Mente se entende,
Mas só compreender não é conveniente.
Mente é uma palavra e um termo,
Um prédio de muitos andares,
Mas que, sem base, não se fazem; jazem.

Comentários