Notícia velha

Primeiro post depois de meses de silêncio...

Apesar de a notícia não ser nova, espero contribuir para uma discussão, um pouco teórica e de outra perspectiva, sobre o 1 milhão (mais ou menos) de diferença na bilheteria que Tropa de Elite 2 teve sobre o badalado e superestimado Avatar.



 


Avatar chegou com a promessa de uma não tão nova tecnologia aplicada para o cinema. O primeiro filme voltado para o público adulto em 3D. Como esperado de novidades como esta, o bafafá foi grande, maior do que realmente merecia tal fime - quem aí topa assisti-lo mais de duas vezes? Este filme chegou à marca de 9 milhões e alguma coisa de espectadores nas bilheterias brasileiras, enquanto Tropa de Elite 2 bateu essa bilheteria e também à de Dona Flor e seus Dois Maridos (10,7). Ele ultrapassou a marca de 11 milhões de espectadores. Como explicar esses números dependerá da perspectiva escolhida. Aqui a perspectica assumida será a da Relevância, nos termos de Sperber e Wilson.

Para Sperber e Wilson,(2001, p. 11), algo se torna relevante a um indivíduo na medida em que houver equilíbrio entre esforço mental no processamento de informação e efeitos cognitivos alcançados: "(a) Quanto maior é o número dos efeitos cognitivos, maior é a relevância; (b) Quanto menor é o esforço de processamento, maior é a relevância". Outro aspecto importante é: algo se torna relevante para um indivíduo na medida em que vem ao encontro, de alguma forma, dos interesses deste.

Parece ser o caso de Tropa de Elite. Avatar trouxe uma temática importante, com certeza, mas que é explorada com frequência em filmes infantis, e parou aí. O resto se deve aos efeitos especiais e a ser, como dito, o primeiro filme em 3D voltado para o público adulto.

Além de um grupo de talentos em toda equipe de produção e no elenco, Tropa de Elite abordou problemas sobre ética, política, sociologia, corrupção, segurança e família, isso para citar alguns. Sobretudo, ele abordou esses temas no panorama brasileiro de uma perspectiva de brasileiros e não de uma "os americanos salvam o dia".

Comentários

  1. Espero que seja o primeiro de muitos.
    Gostei e achei bem interessante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário